• Procuradorias
  • PTM Varginha
  • Ação Civil Pública ajuizada pelo MPT destina verba para equipar coral integrado por detentos em Varginha

Ação Civil Pública ajuizada pelo MPT destina verba para equipar coral integrado por detentos em Varginha

 A convicção da importância de projetos sociais para o processo de ressocialização de presos permitiu a destinação de valores em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Varginha, no valor de R$ 17 mil para a aquisição de instrumentos musicais para o coral do Presídio de Varginha. Com o dinheiro, a instituição conseguiu comprar vestimentas adequadas para os integrantes do coral, além de diversos instrumentos, como: teclado, caixa amplificada, bumbo, prato, surdo médio, repinique e caixa de guerra lira.

De acordo com o Núcleo de Capacitação para a Paz (NUCAP) de Varginha, o coral "Raízes do Fundo" conta com a participação de 14 homens e 8 mulheres e já ganhou vários prêmios nos festivais que participou. "O projeto surgiu da vontade de oferecer aos detentos uma atividade cultural e socializadora, com o intuito de auxiliá-los no desenvolvimento da capacidade de interação intrapessoal e interpessoal", explica a secretária da Nucap Ângela Toledo.

"Eles já cantaram em escolas municipais, estaduais e particulares, além de igrejas, eventos e concursos. Os locais estão sempre lotados e as apresentações são sempre muito aplaudidas e elogiadas", conta Ângela Toledo. Segundo ela, a agenda mensal do Raízes do Fundo está cheia. Para participar do coral, a instituição avalia o bom comportamento do candidato, além de realizar um teste vocal, em que é analisada a aptidão individual. Os ensaios são promovidos diariamente e quem participa do projeto tem a oportunidade de remissão da pena.

O dinheiro destinado é proveniente de indenização decorrente de Ação Civil Pública (ACP) em trâmite na 2a Vara do Trabalho de Varginha em face de grande empresa de peças automotivas.

Imprimir