V Colóquio de Direitos Humanos e Justiça Global discute condições da dignidade humana em Uberlândia

Uma realização da UFU em parceria com o MPT

 

A cidade de Uberlândia vai sediar, no dia 26 de agosto, o V Colóquio de Direitos Humanos e Justiça Global: Da dignidade humana aos direitos humanos. O evento coloca em evidência o debate a dignidade humana na contemporaneidade, nas conjunturas local e global. Realizado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o colóquio recebe apoio da unidade do Ministério Público do Trabalho no município.

Continue Lendo

Imprimir

Atividades em Belo Horizonte vão debater acolhimento e integração de refugiados e migrantes no estado

De 18 a 20 de setembro, a capital mineira vai sediar uma mesa-redonda, um simpósio e dez minicursos e oficinas. Inscrições são gratuitas e vão até 4 de setembro

Belo Horizonte vai sediar, de 18 a 20 de setembro, atividades de capacitação voltadas aos atores envolvidos no acolhimento, na integração e na interiorização de refugiados e migrantes no Estado. Ao longo dos três dias, serão realizados uma mesa-redonda, um simpósio e dez minicursos e oficinas que têm como objetivo fomentar a discussão sobre a criação de políticas locais direcionadas a pessoas em situação de migração. Podem participar integrantes de comitês de acolhida e de grupos de trabalho sobre empregabilidade, gestores e equipes de abrigos, servidores públicos, organizações da sociedade civil envolvidas com a temática, estudantes, jornalistas, além de refugiados e migrantes. As atividades acontecem na Unidade Educacional da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) da Praça da Liberdade (Avenida Brasil, 2.023).

Continue Lendo

Imprimir

Lançado Observatório da Diversidade e da Igualdade de Oportunidades no Trabalho

Com o uso de tecnologia livre e gratuita, a ferramenta do MPT em parceria com a OIT transforma dados disponíveis em instrumentos para auxiliar na formulação de políticas públicas de promoção da igualdade e diversidade no mundo do trabalho

Dados de 2017 mostram que no Brasil o rendimento mensal de mulheres no setor formal da economia é, em média, de 2,7 mil reais, ao passo que o dos homens é de 3,2 mil reais. Além disso, mulheres brancas recebem em média 76% do rendimento dos homens brancos, valores que são ainda menores para homens negros (68% dos homens brancos) e mulheres negras (55% dos homens brancos), de acordo com análise interseccional. Se considerados apenas os cargos de direção no setor privado, a disparidade de rendimentos entre homens e mulheres é ainda maior: o salário de homens é, em média, 10 mil reais superior ao das mulheres em cargos de direção. Esses são alguns dos dados revelados pelo Observatório da Diversidade e da Igualdade de Oportunidades no Trabalho, lançado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, na última quinta-feira, em Brasília.

Continue Lendo

Imprimir

Direito e economia serão assuntos de congresso em BH

Uma realização da UFMG em parceira com o MPT, TRT3, OAB e Auditoria Cidadã

Belo Horizonte vai sediar o I Congresso Internacional Interdisciplinar "Direito e Economia", de 4 a 6 de setembro. Conceitos como constituição econômica, democracia e direitos humanos, desenvolvimento e endividamento público, formam o escopo temático do evento, que também discute os principais impactos socioeconômicos da financeirização da economia e do endividamento público, com atenção especial para a atual conjuntura de desindustrialização e desemprego. Especialistas do Brasil, Inglaterra, Itália, Equador, Qatar, Colômbia, Argentina serão expositores nos seis painéis que compõem o congresso.

Continue Lendo

Imprimir

Feriado municipal

Nesta quinta-feira, 15 de agosto, não haverá expediente na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Belo Horizonte, em virtude do feriado municipal da Assunção de Nossa Senhora.

Imprimir